quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mais importante que Perfil é Atitude!

Durante as minhas férias estive lendo o livro "Agile Testing" da Lisa Crispin e Janet Gregory, pretendo postar no blog um resumão das pricipais ideiais que tirei e uma apresentação que estou fazendo para um hot spot aqui na "firma". Até o momento uma das melhores frases que tirei do livro é o titulo do post de hoje : Mais importante que perfil é a atitude!
O livro fala mais especificamente para a área de testes mais a frase é usual para muitas outras situações. Atitude é tudo, não adiante tu ser super, ultra, mega inteligente e não ter aquele "tchan". Esse "tchan" é a nossa querida ATITUDE. Ter atitude implica muitas vezes em sair da zona de conforto,  mas não quer dizer que você vai sair por ai entrando em confronto com as pessoas.
Em um time, é necessário pensar como o todo e para o todo e colocar isso em ação. Não adianta pensar individualmente e agir de acordo com somente o que você acha melhor. É preciso analisar o que o rodeia e ai sim ter atitude.
Há uma música que a muito tempo me guia em qualquer projeto novo, meta nova é ela que me impulsiona. Aprendi essa música em um momento muito especial da minha vida, momento esse que ajudou a formar muito do que eu sou hoje.
Durante seis anos particpei de um movimento da Igreja Católica chamado CLJ, que muito além de me ensinar espiritualidade, me ensinou a viver em grupo, a desenvolver a minha liderança, a agir. É disso que fala esse música,  já usei ela em uma palestra, junto com minha amigas de comunidade, para jovens lideres de uma escola. Quer quiser ouvir, achei o link no youtube logo abaixo.
 
Concluindo, então não adianta de nada eu ter um perfil super bom para testes, mas não saber trabalhar em equipe, não me posicionar junto com os meus colegas, não estar disposto ajudar. De que adianta ter perfil? O perfil por si só é vazio. Perfil é importante? É claro que é, mas o perfil por si só não basta.O perfil não faz o diferencial.
Atitude, ação, liderança fazem a diferença. Coloque o que você faz de melhor a propósito do seu time e você fará a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário