quinta-feira, 11 de abril de 2013

CTFL

No mês de março fiz a prova de certificação do ISTQB para CTFL. Recebi o resultado positivo a poucos dias.
Gostaria de então dar uma mãozinha a quem pretende encarar o próximo exame com algumas dicas.
A primeira dica é: leia o silabus e o glossário, mas não concentre seus maiores esforços neles.
A segunda dica é: faca os simulados que estão na página do ISTQB. Muitas das questões que aparecem não terão suas respostas no silabus, e aconselho que caso você não saiba a resposta procure saber porque ela é a correta ( e nisso o Google te ajuda muito).
Terceira dica: procure os simulados na internet, fiz muito uso deles enquanto estudei e só parava de fazê-los quando acertava todas as questões. Abaixo vou deixar os links dos blogs que usei para estudar.
Ultra super mega dica: gaste a maior parte do seu tempo com esses simulados! Eles contém muitas perguntas que vão te ajudar a guiar o seu estudo.
Exemplo a não seguir: comecei a estudar cerca de uma semana antes da prova, pois como já trabalho há algum tempo na área pensei que ia ser tranquilo. Engano meu. Quando comecei a fazer os simulados, e os fiz após estudar o silabus, comecei a me desesperar, pois pouquíssimas questões eu consegui responder com o auxílio do que eu já havia lido. Embora o pouco tempo de estudo deu para passar com folga, mas isso vai da facilidade que cada um tem de assimilar o que esta estudando. Por isso não deixe para a última hora! Comece a estudar o quanto antes.
Links:
http://bugbox.com.br/aprender/138
Esse link contem os atalhos de outros simulados.
Muito obrigado ao pessoal do BugBox que os compartilhou! Foram muito úteis!
http://www.bstqb.org.br/
É preciso estar logado para obter acesso.
Bye!

Um comentário: