terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pangéia Digital

Você lembra do conceito de "Pangéia" visto  nos conteúdos de Geografia? Se não lembra dá uma rápida olhadinha pois logo saberá o que ela tem a ver com o post de hoje.
Trocar idéias, conceitos, conhecimentos na área da computação é essencial. Obviamente em outras áreas também, mas o que acontece na nossa area é que as coisas acontecem rápidas demais, e mudam com muita facilidade. Parecido com o que acontece com a moda, aquilo que ontem era tendência hoje não é mais e aquilo que era mega estranho, como as roupas que as modelos usam nos desfiles, passa a ser o usual.
É preciso estar antenado ao que está a acontecendo e em constante contato com pessoas do meio para não ficar descompassados ao que se passa ao redor. Hoje é muito mais fácil encontrar pessoas que estão dispostas a colaborar e isso vem sendo facilitado com o networking criado inclusive pelas redes sociais.
Recente havíamos feito um ciclo de conversas sobre testes aqui na RBS  onde falamos como se estava trabalhando a qualidade nos nossos times, dessa movimentação surgiu a oportunidade de ir até a DBServer e trocarmos idéias com eles. Vimos como eles desenvolvem a qualidade no Test Center deles e tiramos várias idéias interessantes que podem ser aplicadas nas mais diversas áreas.
Ganhamos muito com isso! Conhecemos pessoas podemos compartilhar problemas e encontrar juntos   a solução para eles. Não há porque ter medo de compartilhar idéias, ferramentas, métodos que estão dando certo. Só tem medo de partilhar quem tem medo de perder prestígio. 
E nesse mundo colobarativo que vivemos, como estamos preparando a próxima geração para trabalhar nele? Em um dos muitos HotSpots que temos aqui, um engenheiro do Google, que não me recordo o nome, falou exatamente disso. Fomos educados pelas instuições de ensino a sermos individualistas, a não compartilhar soluções, a não fazer cópias. Ao chegar no ambiente de trabalho temos que passar por esse paradigma e temos que partilhar ideias, copiar códigos e melhorá-los, conviver e encontrar soluções juntos para problemas.
Deixamos de ser ilhas, passamos a compor arquipelagos, que logo se tornarão continentes. É o fenômeno inverso do que aconteceu a Pangéia, e quanto mais você se agitar, mais sua placa tecnotônica vai se mover, e o movimento deve ser de atração, para que você se junte a pessoas e troque ideias!
E ai você vai movimentar suas placas ou vai esperar que o movimento das outras torne você cada vez mais ilha e menos continente?




Nenhum comentário:

Postar um comentário